Como Economizar Energia

Em tempos atuais fica praticamente impossível imaginar a nossa vida sem a energia elétrica. Com as evoluções tecnológicas necessitamos cada vez mais da energia. Porém o uso descontrolado da energia elétrica causa muitos danos ao meio ambiente, e também aumentando o valor da conta de luz sem necessidades.
Com simples mudanças de hábitos e na rotina do dia a dia conseguimos diminuir de forma extremamente eficaz o consumo de energia.

economizar-energia
Abaixo dez formas para economizar energia e ajudar o meio ambiente:


1. Tire aparelhos eletrônicos da tomada
Uma das maneiras mais simples e eficazes de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada. Mantendo os aparelhos ligados na tomada pode ser responsável por 10% da conta de luz.

2. Economize energia elétrica utilizando o sol
Aproveite ao máximo o calor proporcionado pelo sol instalando janelas amplas no lado em que o sol bate da casa. Já no verão para evitar o calor excessivo, instale toldos, cortinas, para bloquear o sol de verão.

3. Casa com um bom isolamento térmico
Tenha certeza que sua casa apresenta um bom isolamento. A temperatura em uma casa com isolamento correto pode ser 10° C mais alta no inverno e até 7° C mais baixa no verão.

4. Tubulações de água eficiente
Verifique se os reservatórios e tubulações de água quente estão bem isolados. O aquecimento da água chega a representar 1/4 da conta de luz de uma casa – e até metade do custo de aquecimento da água pode ter origem na perda de calor.

5. Evite entrada de ar frio
Reduza a entrada de ar frio com tapetes, fechando as frestas das janelas, portas e outras aberturas. Evitar a entrada de ar frio pois a mesma chega a reduzir a perda de calor em até 25% no inverno.

6. Utilize cortinas
Reduza a perda de calor em até 1/3 no inverno usando cortinas pesadas, bem próximas à janela.

7. Estenda as roupas no varal
Sempre que o tempo permitir, use o varal para secar as suas roupas, em vez da secadora. Assim você economizará e também ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

8. Utilize a lâmpada correta
Opte por substituir as lâmpadas comuns incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC de 25 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.

9. Economize energia elétrica reavaliando o sistema de aquecimento de água
Se ocorrer a troca do sistema de aquecimento de água, busque por uma bomba a gás, solar ou elétrica mais econômica, que garantirá uma economia a longo prazo e ajudará a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

10. Eletrodomésticos adequados ao seu consumo
Na hora da compra de uma geladeira por exemplo escolha a que consuma pouca energia e tenha o tamanho adequado à sua necessidade, em uma geladeira de 284 litros gasta aproximadamente 20% mais energia que uma de 210 litros, mesmo possuindo exatamente a mesma classificação de consumo de energia.

Deixe um comentário

© 2014 Como Economizar Dinheiro. Todos direitos reservados. Site Admin · RSS · Comente RSS
Desenvolvido por: ·