Como economizar com combustivel usar alcool ou gasolina

Essa duvida é de muitas pessoas, qual combustível usar?  Com o sobe e desce do etanol, já não é uma vantagem possuir um carro FLEX, ai fica a duvida na hora de abastecer qual combustível usar, a conta é simples vamos detalhar melhor abaixo.


Para o etanol ser vantajoso, o mesmo tem que custar até 70% do preço da gasolina. Vejamos: se o litro da gasolina custa R$ 3, o álcool somente terá vantagem se custar menos de R$ 2,09 (ou 70% do valor do combustível). Acima desse valor deve-se usar a gasolina.

Para fazer a conta é simples basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for abaixo de 0,70, vale a pena ficar com etanol. Acima disso, a melhor alternativa é a gasolina.

O motor a álcool possui um menor rendimento. Isso é baseada no quanto de energia cada combustível gera para mover o motor do seu veículo. Seu carro anda 10 km com 1 litro de gasolina, com etanol ele andaria 7 km com a mesma quantidade de combustível.

E economia na forma de dirigir pode ser grande, se você evitar altas velocidades, arrancadas bruscas sem necessidade e trocar a marcha na rotação certa do veículo a economia pode chegar a 25% a 30%, em um carro com tanque com a capacidade de 50 litros a variação é de aproximadamente R$145 por mês, considerando que você abasteça o carro uma vez por semana com o litro custando R$2,91.

Agora faça as contas, vale a pena andar acima da velocidade sendo que a economia pode ser gigante multiplique 145×12 e veja a diferença.

Abaixo algumas dicas para economizar combustível

• Nunca arranque bruscamente, sempre use a aceleração progressiva, exemplo em transito pesado onde existe o arranca e para sempre use a primeira marcha, evitando aceleração brusca.

• Quando for trocar de marcha nunca passe da rotação econômica de troca, que é entre 2.000 a 3.000 RPM, se o seu carro possui conta giro e fácil visualizar esta informação, caso não tenha escute o barulho do motor, quando perceber que o mesmo está sendo forçado é a hora certa da troca. Evite reduções de marcha desnecessárias.

Quando for parar em um sinal vermelho não freie bruscamente, deixe o carro ir parando com a marcha engatada, e frear somente no momento final da parada.

• Use freio-motor em descidas. O princípio é o mesmo do ponto anterior. Ao descer com o carro engatado, o próprio movimento das rodas mantém o motor funcionando. O gasto de combustível, dessa maneira, é virtualmente zero.

• Se parar em subidas, não “fiquei” com o pé na embreagem. Isso causa desgaste excessivo de peças – exemplo do disco de embreagem, e tambem aumenta o consumo de combustível.

• Não suba o giro do motor desnecessariamente nas trocas de marcha.

• Com as janelas fechadas diminui o atrito do ar, assim o carro rende mais, se usar o ar condicionado sempre mantenha as janelas fechadas.

• Em carro automático, sempre deixe o câmbio como neutro se a parada for mais longa.

• Ao contrario do que se pensa, os carros novos com injeção eletrônica são mais econômicos em percursos que não á a necessidade de aceleração, NUNCA deve-se usar o ponto morto, pois o mesmo só era econômico em carros antigos com carburadores.

 

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