Como se livrar de dividas, dicas e oque fazer

Dificuldades financeiras quase todo mundo já passou por uma ou vai passar, em geral quem fica endividado acaba ficando com um sentimento de culpa, pelo motivo de gastar muito e ganhar pouco, assim ficando o constrangimento de não satisfazes as necessidades da família.

Mas ninguém deixa de pagar suas contas porque quer, a maioria dos endividados são pessoas que em algum momento da vida tiveram problemas ou não tiveram conhecimento da educação financeira, e para se livrar é necessário reestruturar seus pensamentos com determinação, informação e autocontrole.

Muitos vão pelo senso comum, achando que estar endividado é somente quando não consegue pagar suas contas, mas na verdade ao fazer qualquer tipo de financiamento você já esta assumindo um divida, consequência disso pode levar você a assumir dividas superiores á sua capacidade de pagamento. Quando isso ocorre o consumidor cai no conhecido super endividamento, que é quando o consumidor não consegue pagar todas as dividas.

De quem é a responsabilidade?

Se você esta com problemas financeiros e tem dificuldade em pagar suas contas, não é hora de desistir! Esse problema tem solução e ela depende somente de você.

Não adianta querer achar um culpado para a sua situação, o certo e encarar seus problemas jamais culpar os outros pela situação: os bancos, o patrão, os pais, o cônjuge ou mesmo o governo.

Hora de cortar

Quando você consegue  identificar o tamanho da sua divida é a hora para começar a reorganização financeira, é necessário cortar tomas as despesas não fundamentais, desde a ida ao bar com os amigos até a nova aquisição de produtos. É uma mudança radical e difícil para todos, que em casos prejudica a qualidade de vida no presente, mas nunca deve-se esquecer, quanto maior disciplinado você for mais fácil será para sair desta situação.

Dicas de economia para fugir do endividamento:

-Busque sempre pacotes com serviços mais baratos, desde a telefone fixo a cartão de credito, e nunca se esqueça BARGANHAR sempre se consegue bons resultados.

-No momento da compra analise a real necessidade do bem, NUNCA fazer compra por impulso, sempre fazer cotações em sites e outros meios de comunicação.

-Antes de ir ao mercado faça sempre uma lista, e jamais compre nada além da lista.

-Para buscar mais dinheiro, vale vender as férias, usar o decimo terceiro, vender bem ou fazer os conhecidos bicos.

Todo dinheiro extra deve ter o mesmo fim, guardar para pagar sua divida, nunca deve-se abrir uma exceção.

Para sair do vermelho

Identifique aonde deve se diminuir os gastos e se há possibilidade de conseguir uma renda extra, anote tudo em um papel, faça um plano de quanto conseguira economizar e estime em quanto tempo eliminara a divida.

Fique sempre longe das milagrosas soluções de crédito informal, se o banco informou que não pode aumentar seu credito e porque ele sabe que não é a melhor solução para você.

10 passos para sair de uma dívida

1. Reconheça que você tem um problema.

2. Pare de culpar os outros por suas dívidas.

3. Envolva a família nas decisões

4. Desenvolva um levantamento d as suas dívidas e busque descobrir qual a taxa de juros de cada uma.

5. Anote todas as suas despesas.

6. Trace um plano concreto para suspender temporariamente os gastos supérfluos e busque eliminar os desperdícios.

7. Direcione todo o dinheiro economizado e os ganhos extras para o pagamento das dívidas.

8. Negocie o pagamento de suas dívidas, procurando maiores prazos e menores juros. O crédito consignado, por exemplo, é uma boa opção para quitar pendências no cartão de crédito e no cheque especial, que têm juros maiores.

9. Tente diminuir o número de credores. Se possível, para apenas um. Assim você evita o excesso de taxas e boletos – e diminui o risco de perder o prazo ou deixar de pagar alguma conta.

10. Uma vez paga a dívida, procure os serviços de proteção ao crédito para regularizar sua situação, continue a economia para formar uma reserva de emergência e passe controlar suas finanças para evitar que a situação se repita.

2 Comentários to “Como se livrar de dividas, dicas e oque fazer”

  1. Aylzo disse:

    Consegui quitar as maiores dividas, apenas com uma das ‘dicas’ (ida ao bar). Agora estou saindo do verde para o azul aplicando as demais…. Blz!

Deixe um comentário

© 2017 Como Economizar Dinheiro. Todos direitos reservados. Site Admin · RSS · Comente RSS
Desenvolvido por: ·