França suspende vendas da Diane 35 após confirmar mortes

Foi relatado 4 mortes de mulheres por trombose que segundo estudos devido ao uso do contraceptivo Diane 35.

A Agência francesa (ANSM) Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde, sigla em francês, suspendeu nesta quarta-feira dia 06/02/2013 a comercialização do Diane 35, do laboratório Bayer, e os demais produtos com o mesmo principio ativo no pais. Esta decisão foi tomada após ser constatado 4 mortes em 27 anos diretamente relacionada ao uso da pílula, seu uso é para combater a acne e também como método contraceptivo. Esta suspensão deve começar a valer em três meses e não é recomendado que os pacientes apenas interrompam seu uso e sim procure um especialista para indicar um outro medicamento.

Diane

O Diane 35 originalmente foi criado para ser um remédio no combate da acne, porem após estudos verificou seu uso como contraceptivo, autoridades sanitárias solicitam que ele seja usado apenas para acne em um curto espaço de tempo.

O laboratório Bayer que os riscos de coágulos sanguíneos, causadores da trombose, são descritos em sua bula, e informa que este medicamento é para o combate a acne.

No Brasil o Diane 35 é muito utilizado como método contraceptivo a mais de 20 anos, seu principio ativo é a ciproterona, conhecida por melhorar a pele e o cabelo das mulheres além de inibir a ovulação.

Segundo estudos, todos os anticoncepcionais, principalmente os  orais apresentam risco de trombose, por este motivo é recomendado a prescrição médica antes de iniciar um tratamento, será verificado o histórico de risco da pessoa e indicado o medicamento com menos risco a ela.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota, informou que está acompanhando o caso para avaliar quais medidas devem ser tomadas. E relata que não tiveram relatos de mortes no Brasil relacionadas ao uso do medicamento.

 

Deixe um comentário

© 2017 Como Economizar Dinheiro. Todos direitos reservados. Site Admin · RSS · Comente RSS
Desenvolvido por: ·